Perguntas Frequentes

(Rejeição de Nota) - Como resolver erro de Nota fiscal de NCM inexistente
Última atualização acerca de um mês atrás

COMO RESOLVER ERRO DE NOTA FISCAL DE NCM INEXISTENTE ?



O erro presente é este logo abaixo:

image

Este problema é apresentado devido ao NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) estar de forma incorreta no formulário, ele pode ter sido digitado de forma errada ou apenas não ser reconhecido pelo código não estar certo de acordo com o siscomex.

Etapa 1: De inicio é necessário ir até o menu de faturamento e buscar pela opção de emissão de NFe.

Etapa 2: Após localizar a nota com problemas, abra a mesma e localize o NCM:

image
image

Etapa 3: Após localizar a nota com problemas, abra a partição de itens e colete o numero do NCM que está na nota:

image

Etapa 4: Busque em seguida no site do siscomex a referencia do numero de NCM disponível na nota.

Link do Siscomex: https://portalunico.siscomex.gov.br/classif/#/sumario?perfil=publico

image

Etapa 5: Copie e cole na barra de pesquisa do site e logo em seguida, clique no botão de pesquisar para o NCM ser localizado.

image

Etapa 6: Por ser um NCM INEXISTENTE, a mensagem que será apresentada após a pesquisa será esta abaixo:

image

Etapa 7: Para encontrar um NCM valido com a descrição do produto emitido na nota, devemos alterar o NCM até conciliar com o grupo do produto.

image

Nesta imagem fica claro que nosso produto é o PERFIL ENRIQUECIDO, e com isso, o NCM precisa ser da mesma categoria da Descrição da nota.

Etapa 8: No Siscomex você retira os caracteres finais e quando você retirar sempre pesquisar, para que o sistema localize um NCM válido.

Após Localizar um código novo e verificar que o mesmo é da mesma categoria que o seu produto, copie o mesmo e altere o NCM na nota fiscal com problemas.

image

Etapa 9:  Volte a partição de Itens e clique em cima do numero de NCM da nota fiscal:

image

Etapa 10: Altere o numero para o código coletado no Siscomex e logo em seguida clique em salvar e salve as alterações da nota fiscal

image

Etapa 11: Logo após salvar, transmita a nota fiscal novamente.

image

Etapa 12: Após todo o passo a passo, a nota está transmita.

image


Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco do suporte.

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!