Como gerar arquivo SPED fiscal - EFD ICMS/IPI

Última atualização 11 meses atrás

Para que seja gerado o SPED fiscal tem que ser verificado se os dados do contabilista está informado corretamente no cadastro da empresa. Caso não esteja, basta clicar nesse link que será enviado para outra FAQ ensinando realizar a correção Informações incompletas do contabilista, como corrigir?

Para gerar o arquivo EFD ICMS/IPI - (Escrituração Fiscal Digital) basta entrar em Faturamento > EFD ICMS/IPI > Novo

Todas as informações a seguir, tem que ser validada com sua contabilidade para que o arquivo seja gerado corretamente. 

image


Incluir NFe de entrada por data de lançamento: Desmarque essa opção para que o sistema inclua as notas fiscais por data de emissão da mesma, a maioria das contabilidades não aceitam as NFe de entrada por data de lançamento e sim por data de emissão.

Incluir registro C170 para NFe: Registro obrigatório para discriminar os itens da nota fiscal (mercadorias e/ou serviços constantes em notas conjugadas), inclusive em operações de entrada de mercadorias acompanhadas de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de emissão de própria.

Bloco H - Inventário Físico: O Bloco H é um dos registros do SPED Fiscal e transmitido como um dos módulos da EFD, sendo o registro destinado a informar para a Receita Federal tudo sobre o inventário físico das empresas, como informações sobre código de produto, quantidade e valores dos produtos em estoque, ao marcar essa opção será solicitado a data a qual o sistema irá buscar a posição do estoque, normalmente essa data sempre é o ultimo dia do ano e esse bloco moralmente é enviado sempre com o arquivo SPED do mês de março.

Após o preenchimento, clique em Salvar e logo em seguida na opção Processar.

image

Agora aguarde o arquivo ser gerado e em seguida faça o download.

image

Se desejar validar o arquivo antes de ser enviado a contabilidade utilize o link para obter mais instruções Como utilizar o validador de Sped Fiscal para EFD ICMS, depois envie o arquivo para sua contabilidade.

Quaisquer eventuais dúvidas, crie um ticket com o assunto da FAQ!

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!