Como parametrizar alíquotas de retenção para emissão de Nfse?

Última atualização hà um ano

Muitas vezes alguns tipos de prestação de serviço exigem que sejam feitos as retenções na fonte para emissão da Nfse, essa parametrização pode ser feita especificamente para um único cliente ou pode-se deixar definido de forma padronizada para todos os clientes, vejamos:

1. Parametrizando as retenções para um único cliente

2. Parametrizando as retenções de forma geral

Nessa situação é possível definir dentro do menu Configurações>Parâmetros>Nfse os campos conforme imagem abaixo:

Para nosso exemplo vamos entender a retenção do IRRF, mais todos os demais são definidos da mesma forma:

O IRRF é definido um valor mínimo para ser feito a retenção, nesse valor mínimo normalmente só há a retenção na fonte se o valor do imposto for > que R$ 10,00 isso porque o governo só te permite pagar uma DARF onde o valor seja superior a R$ 10,00, então defina no campo o valor correto aqui sugerido ou busque mais informações com o seu contador, na caixa Alíquota IRRF insira a alíquota para ser usada quando houver a retenção, caso marcado a opção Retenção obrigatória do IRRF essa informação irá sobrescrever a retenção marcada no próprio cadastro do cliente se houver.

Observação 1: Uma vez marcado essa opção de Obrigatório retenção na fonte o sistema vai fazer a todos os seus clientes, se desejar que isso seja feito para apenas um cliente em especifico essa opção não pode estar marcada e devera utilizar a opção dentro do cadastro do cliente.

Observação 2:  É muito difícil fazer retenções federais em todos os clientes de uma empresa, certifique-se com seu contador essa informação.

image

Sempre certificar com sua contabilidade quaisquer mudanças feitas no sistema. Após isso você irá pode colocar o valor no campo que sua contabilidade informou e marcar a check box para que essa retenção seja feita para TODOS OS CLIENTES.

de acordo com a imagem:

image

Suas alterações feitas, basta salvar que as alíquotas já estará disponíveis nas suas Nfse.

Quaisquer dúvidas basta criar um ticket relacionado ao assunto!

Tópico de ajuda
  • General Inquiry

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!